terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sal pra toda obra


Adoro amigos que viajam. Adoro amigos que contam histórias de viagem. E adoro mais ainda amigos que estendem a viagem para sua vida criando novas histórias com você. Dani Lin, uma amiga de São Paulo, do mais alto quilate, viajou há pouco tempo para Nova Iorque para curtir dias de férias com algumas amigas. Bem a la Sex and the City.

Na volta, além de muitas histórias e fotos lindas (as quais ainda se mantém em carácter teórico), ela me trouxe um presente surpreendente: um frasco com seis compartimentos recheados com diferentes tipos de sais. Sais para cozinhar!


Isso inclui
sal vermelho do Hawaí,
sal defumado,
sal de Guerande,
sal puro do oceano,
sal preto eurasiano e
sal rosa do Himalaya.
Sal a dar com pé!


Não fazia ideia que o mundo poderia nos reservar tanta variedade desse tempero indispensável. Uma viagem alucinante pra você chacoalhar e dar um toque de verve a qualquer prato.

Fiquei apaixonado pelas possibilidades que esses sais trouxeram pra minha cozinha e pela sensibilidade da minha querida amiga. Agora, devo criar vergonha na cara e oferecer um jantar em agradecimento a esse ingrediente que colocou qualquer traço de mediocridade na cozinha para viajar. E pra bem longe!



Dave's Gourmet é o fabricante do Insane Seasonings.
Ô, salzinho bom pra temperar a vida.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pode ir no Oscar Café

Morar com uma vegana não é a tarefa mais fácil do mundo, quando se é movido pela vontade de dividir a mesa com outras pessoas. Mesa de restaurante, que fique claro.
De tempos em tempos, a Vavá, uma amiga queridíssima, vem do Sul para resolver situações da vida aqui em São Paulo. Nessas movimentações, acabamos sempre nos encontrando e tendo a comida e as boas conversas como conectores dessa relação.

Como a vida é especialista em coincidências, a última vinda dela se intersectou com a visita do meu grande amigo Rike e com a disponibilidade da noite da Vane, a marida vegana. Rike e Vane são amigos de infância e eu sou um amigo que caiu de pára-quedas nessa dupla aos 15 anos de idade. Em resumo, tem muita história pra contar. O osso da noite foi juntar esse povo na mesma mesa para jantar.

Liguei para uma série de lugares e não tive muito sucesso ao desbravar os cardápios em busca de comida sem ingredientes de origem animal (premissa para ter a Vane em nossa mesa), até ligar para o Oscar Café, na Oscar Freire, 727. Fui super bem atendido e ficamos tranquilos com a flexibilidade e compreensão do lugar. Além da simpatia da atendente, tivemos a abertura total do chef em adaptar qualquer receita do menu. Sensibilidade é tudo.

Tivemos uma noite agradabilíssima, regada à fetuccinis de cogumelos para mim e o Rike, sopa de tomates com pesto de rúcula para a Vane e salmão com cuscuz marroquino para a Vavá. Pra beber: água tônica diet com gelo e limão, suco de tangerina, cerveja e suco de maçã, pêra e gengibre. Uma noite e tanto.

Dê um pulo no Oscar Café. Além de ser um lugar super charmoso, com pratos bem executados, tem uma loja no subsolo com uma série de objetos de decoração e livros. Devo confessar que o subsolo não é o foco de minha atenção, mas o restaurante é um canto a ser descoberto. Vá.


Vale a pena levar os amigos pra um papo.