segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia bom

Domingo ensolarado, primos queridos, passeio no parque e comida boa. Dêem uma olhada no que aprontamos na cozinha depois de praticar yoga no Ibirapuera, andar entre uma multidão de cachorros e donos felizes e bater um papo bom tomando sol na beira do lago.

Prato principal
Penne ao tomate e ervilha torta


Frite cebola no azeite extra virgem e coloque uns três ou quatro dentes de alho inteiros e duas folhas de louro fresco pra tostar junto. Quando estiver tudo dourado, acrescente meia beringela em cubos grandes. Se você quiser melhorar o sabor da beringela, deixe ela de molho na água com bastante sal alguns minutos antes de jogar na panela. Claro, escorra antes. Segundo as más línguas, isso evita que a beringela fique amarga. Em seguida, acrescente a ervilha torta e detone no azeite, até empapar a comida nele. A base do molho é essa. Salgue e moa pimenta verde na hora. Você determina a quantidade de acordo com teu humor. Em seguida, coloque dois tomates italianos bem maduros cortados em quatro partes com o miolo virado para baixo. Não mexa mais. Deixe tudo isso no fogo, dourando e soltando sabor. Quando os tomates estiverem levemente mais molinhos e com a base dourada, dê uma mexida e acrescente queijo parmesão ralado grosso na hora. Exagere. Eu costumo cozinhar a massa com folhas de louro, pimenta e sal grosso. Quando estiver al dente, escorra e coloque dentro da panela do molho e vá misturando gentilmente em fogo baixo. Desligue e sirva. Fica leve, colorido e super saboroso.

Sobremesa
Animando o domingão com morango e chocolate


Diagrame um prato fundo, daqueles pequenos, com a seguinte combinação:
- Sorvete de creme com crocante (apostei no Baden Baden, mas use o que mais gostar).
- Brownie com nozes (me atrevi a comprar pronto no mercado, em nome da praticidade que honraria meu domingo ocioso).
- Calda de morango com limão siciliano: bata no liquidificador uma bandeja de morangos com um limão siciliando e açúcar. 15 segundos e tá pronto. Cítrico, fresco e delicioso.
- Decore com raspas da casca do limão siciliano e cardamomo grosseiramente triturado.

Se tem algo que você vai ouvir serão os resmungos de prazer, pois essa sobremesa é um escândalo dentro da boca. Doces muito bem harmonizados com a adstringência do morango com limão e a excentricidade do cardamomo. Agora, preciso batizar essa sobremesa pra que ela passe a existir no mundo de maneira oficial. Tente fazer e deixe uma sugestão de nome.

7 comentários:

danielafeoli disse...

eu duvido que eu consiga, com alguma dignidade, fazer tanto o prato quanto a sobremesa. e morri de inveja desse domingo ensolarado, passeio, almoço... quanta saudade disso tudo! beijos todos!

Garota Enxaqueca disse...

Tá botando o Jamie Oliver no chinelo, hein, Negrito?
Babei.
Beijos

Silvia Masc disse...

Isso não foi domingo no Parque, foi domingo "na" Mesa, e QUE!!! mesa... delícias anotadas, e como sou palpiteira: você já fez limonada com limão siciliano e água mineral com gás???? É bomdimaisssssss .
beijo

(Agora conta pra mim, vc foi mesmo à passeata dos "sem namorada(o) que rolou no parque não foi) rs
beijo de novo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcelo téo disse...

A sobremesa está no meu hall of fame dos doces prediletos.
Genial! Tanto quanto o domingão cousin!

Anônimo disse...

Hum, que delícia essa sobremesa. Melhor do que isso só passar em você e lamber tudinho.

Douglas Téo disse...

Essa calda não combina com carne vermelha... hehehe