segunda-feira, 7 de abril de 2008

Um lugar pra se olhar de perto

Pisei no Rio na sexta pela primeira vez, desconsiderando as escalas de vôos que tive por lá. Cercado de montanhas e nuvens cinzas, acabei fugindo dos programas turísticos e entrei em algumas dobrinhas do Rio.
Comecei pela Barra da Tijuca comendo um belo salmão com gergelim e teriaky passando por um fettucini de carne com cogumelos e outros legumes ao molho de vinho do porto no jantar, na companhia da família de amigos Trilho, Lu e Ber, o filhote saltitante de grandes olhos azuis.Depois, acabei pegando um táxi em meio a um bom toró de chuva rumo à Copacabana com a missão de encontrar Carol, uma grande e corajosa amiga que vive de arte no Rio. E o grande barato foi o almoço de domingo, numa ruazinha em Santa Tereza (é isso, Carol?) que lembra muito as quebradas e morros de Lisboa. Lá encontramos uma casa das antigas com uma loja de quinquilharias bacanas embaixo e mais dois andares de um bar/restaurante completamente despretensioso e interessante. De chaves presas no cimento do chão à uma bicicleta no alto do palco, pequenas revelações se encarregam de te levar a algum lugar do passado enquanto você saboreia deliciosos pedacinhos de pão com tomate, molho pesto e uma lasca de queijo parmesão no topo. Além disso, também seguimos a dica do chef mal-humorado e nos deliciamos com fatias de batadas assadas em forno à lenha cobertas de fatia de tomate, queijo cheddar e gorgonzola. Uma beleza! Isso tudo regado à um refresco de guaraná natural que te força à olhar pra trás e resgatar algum sabor perdido na infância. A música era um acordeon que tocava, sem voz, músicas como "a canoa virou", "sebastiana" e por aí vai. Tão envolvente e fora do nosso mundo que nem deu pra esquentar com a falta de conhecimento da menina argentina que nos atendeu.
Vou descolar o nome do lugar e o endereço pra postar aqui. Fica mais fácil e vale bem a pena dar um pulo lá pra quem estiver passando pelo Rio.
Boa viagem ao passado!

2 comentários:

Unknown disse...

salmão com gergelim e teriaky. . .fettucini de carne com cogumelos e outros legumes ao molho de vinho do porto. . .viram como é fino esse garoto!!!pobre chef e garota argentina!!! bjos querido

Barttira disse...

Ai que delícia este passeio, esta refeição e este novo canal de comunicação pra gente falar das coisas da 'boca pra dentro'.